Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (61) 98549-8172

Encontre o que deseja

    Cidade

Professores decidem nesta 4ª se greve acaba. Confira propostas do GDF

Greve dos professores da rede pública de ensino do DF completou 22 dias nesta 3ª feira. Governo apresentou proposta à categoria um dia antes

Publicada em 25/06/25 as 10:28h por Web Rádio Blog do Buião - 55 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Web Rádio Blog do Buião)

O governo do Distrito Federal (GDF) apresentou uma proposta aos professores, na tentativa de pôr fim à greve da categoria. O movimento paredista completou 22 dias nesta terça-feira (24/6).

A proposta foi apresentada em assembleias regionais, nessa terça (24/6), e é debatida na reunião geral da categoria, na manhã desta quarta-feira (25/6), quando os professores e o respectivo sindicato (Sinpro-DF) decidirão se mantêm ou encerram a greve.

O texto elaborado pelo GDF aborda as principais reivindicações feitas pelos docentes da rede pública de ensino. O documento prevê, ainda, reajustes para padrões salariais básicos da carreira.

Entre as medidas, o governo local propõe um reajuste dos valores pagos por títulos – como pós-graduação, mestrado e doutorado – e o pagamento integral dos salários pelos dias parados, sem corte de ponto – ao contrário do prometido pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).

Entre as medidas apresentadas pelo GDF, estão:

  • Nomeação, até dezembro deste ano, de ao menos 3 mil aprovados em concursos da Secretaria de Educação;
  • Prorrogação do concurso público atual por mais dois anos – até julho de 2027;
  • Novo concurso público com edital previsto para o primeiro semestre de 2026;
  • Reconfiguração do calendário escolar, com reposição em julho e recesso na primeira semana de agosto;
  • Nova tabela de titulação a partir de janeiro de 2026 (10% para especialização ou MBA, 20% para mestrado e 30% para doutorado);
  • Pagamento integral dos cortes de ponto por meio de folha suplementar;
  • Atualização de gratificações com os novos percentuais.

A Secretaria de Economia do Distrito Federal acrescentou que a terceira parcela do reajuste linear dos servidores do GDF, 6%, será paga na folha de julho.

“Logo, o salário reajustado será depositado nas contas do funcionalismo até o 5º dia útil do mês subsequente, conforme previsão orçamentária de cada órgão. Cerca de 220 mil servidores ativos e inativos serão beneficiados com a medida”, informou a pasta.

Fonte Metrópoles 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nossos Parceiros

 
 
 

Nosso Whatsapp

 (61) 98549-8172

Visitas: 193499 | Usuários Online: 25

Blog do Buiao O Blog do Buião esta desde 2019 resumindo as principais noticias do Distrito Federal e do Brasil sempre informando a fonte. Temos um papel fundamental de informar a população e prestar um serviço de qualidade para a comunidade. Temos ta - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!