
O governo do Distrito Federal (GDF) apresentou uma proposta aos professores, na tentativa de pôr fim à greve da categoria. O movimento paredista completou 22 dias nesta terça-feira (24/6).
A proposta foi apresentada em assembleias regionais, nessa terça (24/6), e é debatida na reunião geral da categoria, na manhã desta quarta-feira (25/6), quando os professores e o respectivo sindicato (Sinpro-DF) decidirão se mantêm ou encerram a greve.
O texto elaborado pelo GDF aborda as principais reivindicações feitas pelos docentes da rede pública de ensino. O documento prevê, ainda, reajustes para padrões salariais básicos da carreira.
Entre as medidas, o governo local propõe um reajuste dos valores pagos por títulos – como pós-graduação, mestrado e doutorado – e o pagamento integral dos salários pelos dias parados, sem corte de ponto – ao contrário do prometido pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).
A Secretaria de Economia do Distrito Federal acrescentou que a terceira parcela do reajuste linear dos servidores do GDF, 6%, será paga na folha de julho.
“Logo, o salário reajustado será depositado nas contas do funcionalismo até o 5º dia útil do mês subsequente, conforme previsão orçamentária de cada órgão. Cerca de 220 mil servidores ativos e inativos serão beneficiados com a medida”, informou a pasta.
Fonte Metrópoles
