O Governo do Distrito Federal (GDForganizou uma programação especial para celebrar os 65 anos de Brasília. As festividades na Esplanada dos Ministérios ocorrerão nos dias 19, 20 e 21 de abril — sábado, domingo e segunda-feira — sempre das 14h às 2h, com atrações gratuitas e variadas para o público.
Durante os três dias de comemoração, o trânsito será bloqueado a partir do Museu Nacional da República, permitindo apenas a circulação de pedestres e veículos previamente autorizados. Para quem utilizar transporte por aplicativo, o desembarque deverá ocorrer pela alça leste. Já os estacionamentos disponíveis estarão restritos às vias S2 e N2 (nos anexos), além dos Setores Bancários Sul e Norte.
Com o objetivo de facilitar o deslocamento dos moradores, o programa Vai de Graça estará ativo por cinco dias, oferecendo transporte gratuito tanto nos ônibus quanto no metrô. Na sexta-feira, domingo e segunda-feira, os coletivos funcionarão com a programação de domingos e feriados. No sábado, seguirão o horário habitual. A oferta de viagens será ampliada conforme a demanda, especialmente nas linhas que conectam as regiões administrativas à Rodoviária do Plano Piloto, com funcionamento estendido até as 3h da manhã de domingo, segunda e terça-feira.
Quanto ao metrô, todas as estações estarão abertas até as 23h30 nos dias 19, 20 e 21. Depois desse horário, até as 2h da madrugada, somente a Estação Central permanecerá aberta para embarque e desembarque; as demais estarão operando exclusivamente para o desembarque de passageiros.
A segurança do evento será reforçada com policiamento ostensivo a pé, motorizado, com agentes à paisana e equipes especializadas, além do suporte de drones e aeronaves. A estrutura central de segurança, chamada Cidade da Segurança, será instalada na Biblioteca Nacional da República, servindo como base de monitoramento e atendimento.
Para garantir a tranquilidade dos participantes, serão montados pontos de revista desde as estações de metrô até a Esplanada dos Ministérios. Os locais de checagem incluirão os desembarques nas estações Galeria e Central, as vias S1 e N1, as proximidades da Catedral Metropolitana e a região ao redor do canteiro central da Esplanada.
Está proibida a entrada na Esplanada com os seguintes objetos:
-
Latas, copos, coolers e isopores
-
Fogos de artifício e artefatos explosivos
-
Armas de qualquer tipo (inclusive apontadores a laser)
-
Apontadores a laser ou similares
-
Animais em geral (exceto cão-guia)
-
Bolsas ou mochilas com mais de 100 cm na soma de altura + largura + profundidade
-
Capacetes
-
Malas, pastas, caixas e similares
-
Sprays e aerossóis
-
Máscaras de qualquer tipo ou tamanho
-
Mastros de qualquer material para bandeiras, cartazes etc.
-
Fogões ou similares que utilizem gás e/ou eletricidade
-
Churrasqueiras de qualquer tamanho
-
Barracas e similares
-
Carrinhos de compras e similares
-
Armas de brinquedo, réplicas ou simulacros (qualquer item com aparência de arma de fogo)
-
Drogas ilícitas (conforme a legislação brasileira)
-
Substâncias inflamáveis de qualquer tipo, tamanho ou quantidade
-
Armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos (mesmo que sejam utensílios de trabalho ou culturais), como: tesouras, flechas, tacos, tacapes, brocas
-
Quaisquer outros itens que possam comprometer a segurança
-
Instrumentos e equipamentos capazes de produzir lesões corporais, como: bastões, garrafas, utensílios de vidro, facas, canivetes, objetos pontiagudos
-
Drones sem a devida autorização
- Fonte Correio Braziliense